dor na panturrilha

Você sente muita dor na panturrilha durante a caminhada?

Se ao fazer algum tipo de exercício físico ou caminhada, a sua panturrilha (batata da perna) começa a doer, pode ser um sinal de uma doença cujo nome é pouco conhecido: a claudicação intermitente. É claro que para diagnosticá-la com clareza, a análise de um médico especialista será necessária, mas vamos entender como ela aparece?

A claudicação intermitente acontece pela má circulação do sangue nas pernas em decorrência do “entupimento” progressivo dos vasos arteriais. Isso ocorre pelo aparecimento e crescimento de placas de gordura na parte interna das artérias, diminuindo seu tamanho, e assim, menos sangue e oxigênio conseguem ser transportados para os músculos  das pernas, o que causa  dor ao caminhar.

Sintomas

Esta dor é intermitente surgindo durante a caminhada  e costuma desaparecer quando a pessoa para de andar por alguns minutos, mas retorna quando volta a caminhar. É um sintoma muito comum em quem têm problemas de circulação arterial nas pernas. Abaixo, listo mais três deles:

  • Dor e fadiga nos músculos da perna induzida por exercícios físicos, como a caminhada, por exemplo
  • Com o passar do tempo, a dor começa a aparecer depois de andar cada vez menos, mas mesmo assim passa com o descanso
  • Nos casos mais graves, a dor costuma piorar à noite, obrigando a pessoa a ficar com o pé para baixo para tentar minimizar o problema


Tratamento

Nos casos mais graves, a falta de sangue e de oxigênio é tão grande que partes da perna ou do pé (no começo os dedos dos pés e depois podendo avançar para o peito do pé e o restante da perna) podem gangrenar se a pessoa não for tratada adequadamente. Nestas circunstâncias, o tratamento é cirúrgico.

Nos casos mais leves e sem risco de perda do membro, existem evidências favoráveis quanto ao uso de exercícios para o tratamento da doença. Para isso, recomenda-se um programa de caminhadas, lembrando que sempre deve ser supervisionado por um médico.