dor na panturrilha

Você sente muita dor na panturrilha durante a caminhada?

Se ao fazer algum tipo de exercício físico ou caminhada, a sua panturrilha (batata da perna) começa a doer, pode ser um sinal de uma doença cujo nome é pouco conhecido: a claudicação intermitente. É claro que para diagnosticá-la com clareza, a análise de um médico especialista será necessária, mas vamos entender como ela aparece?

A claudicação intermitente acontece pela má circulação do sangue nas pernas em decorrência do “entupimento” progressivo dos vasos arteriais. Isso ocorre pelo aparecimento e crescimento de placas de gordura na parte interna das artérias, diminuindo seu tamanho, e assim, menos sangue e oxigênio conseguem ser transportados para os músculos  das pernas, o que causa  dor ao caminhar.

Sintomas

Esta dor é intermitente surgindo durante a caminhada  e costuma desaparecer quando a pessoa para de andar por alguns minutos, mas retorna quando volta a caminhar. É um sintoma muito comum em quem têm problemas de circulação arterial nas pernas. Abaixo, listo mais três deles:

  • Dor e fadiga nos músculos da perna induzida por exercícios físicos, como a caminhada, por exemplo
  • Com o passar do tempo, a dor começa a aparecer depois de andar cada vez menos, mas mesmo assim passa com o descanso
  • Nos casos mais graves, a dor costuma piorar à noite, obrigando a pessoa a ficar com o pé para baixo para tentar minimizar o problema


Tratamento

Nos casos mais graves, a falta de sangue e de oxigênio é tão grande que partes da perna ou do pé (no começo os dedos dos pés e depois podendo avançar para o peito do pé e o restante da perna) podem gangrenar se a pessoa não for tratada adequadamente. Nestas circunstâncias, o tratamento é cirúrgico.

Nos casos mais leves e sem risco de perda do membro, existem evidências favoráveis quanto ao uso de exercícios para o tratamento da doença. Para isso, recomenda-se um programa de caminhadas, lembrando que sempre deve ser supervisionado por um médico.

16 opiniões sobre “Você sente muita dor na panturrilha durante a caminhada?”

  1. olá,me chamo adilson e tenho esse problema,no meu caso, a dor passa após alguns minutos de caminhada. Gostaria de saber se há alguma droga que possa tomar.

    1. Olá Adilson!

      O ideal é que você procure um médico vascular para que ele possa avaliar melhor o seu caso. Apenas pessoalmente o profissional poderá dizer qual medicação e tratamento serão mais eficazes.

      Abraços e boa sorte!

  2. No meu caso, a dor não é propriamente na panturrilha. Na perna direita a dor é ao lado da perna, logo à cima do tornozelo, e na esquerda mais na frente, na parte debaixo da canela. Mas a dor é exatamente assim, começa com a caminhada/corrida e dura em quanto eu estiver me movimentando. Se paro, a dor diminui e logo em seguida desaparece. Mas a impressão é que a dor é mais muscular. Poderia ser o mesmo caso?

    1. Olá, Diogo! Aparentemente, pode ser o caso sim. Mas não podemos dizer nada com precisão sem uma análise e diagnóstico médico. Por isso, o ideal é que você faça uma consulta para que um especialista verifique os exames que são necessários e possa te indicar o melhor tratamento. Meu conselho é: se está sentindo dor, não deixe de procurar um médico!

      Abraços!

  3. Olá, tenho muita dor na panturrilha toda vez que tenho que andar mesmo que seja pra ir em lugares pertos. É uma dor horrível e que se eu forço muito, chega uma hora que não consigo mais andar direito parece que minha perna trava, e só passa quando eu paro de andar. Será que pode ser claudicação intermitente? E qual o melhor tratamento para isso, pois sofro muito todos os dias.

    1. Olá, Thaís,

      Não necessariamente a dor na panturrilha é decorrente de um transtorno na circulação arterial, causa primária da claudicação intermitente. Muitas outras situações podem causar dores nas panturrilhas e somente um médico pode avaliar adequadamente suas queixas e determinar se os sintomas estão relacionados a problemas circulatórios ou não. Muitos fatores precisam ser analisados como idade, fatores de riscos presentes, co-morbidades, etc. Somente através de uma boa anamnese e de um exame físico detalhado o médico poderá determinar a natureza da sua dor e estabelecer a terapêutica adequada.

      Meu conselho é: se está com dor, procure um médico o mais brevemente possível, se ainda não o fez.

      Grande abraços! Estou à disposição.

  4. Sinto muitas dores em uma só panturrilha, a direita, e geralmente só quando eu caminho muito rápido, se eu correr , ou jogar futebol, por exemplo, já não sinto dor. Pode ser esse mesmo problema?

  5. Ola bom dia eu comecei a ter essas dores nas 2 panturrilhas (uma vez ate inchou um pouco)faz uns 3 meses eu tenho o costume de andar bastante e as vezes rapido engordei uns 5 kg estes tempos não sera que algum exercicio ou remedio pode amenizar isso já que daqui a umas 3 semanas pretendo correr uns 8 km numa corrida o que seria bom fazer alongamento? Ou o que? Obrigado

  6. Olá, comecei a fazer caminhadas novamente depois de 3 anos parada. Como estou acima do peso, estou começando aos poucos e realizando caminhadas de 30 ou 40 minutos de domingo à sexta. No sábado dou uma pausa. Tenho sentido dores na batata da perna, nada que me impeça de caminhar… inclusive sinto em um dia e no outro não….ou as vezes a dor persiste por dois dias seguidos. Só tenho 15 dias que retomei atividades físicas porque estava muito sedentária. É normal essa dor, por estar no início da retomada de exercícios e pelo meu peso? Ou devo diminuir os dias na semana? Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s