Evite as varizes fazendo atividade física!

Muitos pacientes questionam se fazer musculação pode piorar os casos de varizes. Claro que tudo em excesso pode fazer mal, mas deixar de se exercitar, com certeza, é bem pior. Na verdade, fazer exercícios, seja caminhar, pedalar, correr,… é extremamente necessário como forma de prevenir diversas doenças. O sedentarismo é um problema realmente grave nos dias de hoje e precisamos ter em mente que modificar nossa vida buscando hábitos mais saudáveis é imprescindível para estar fisicamente e mentalmente melhor e mais feliz.

Quando pensamos especificamente  nas varizes, temos que entender que elas  aparecem com mais freqüência nos membros inferiores, ou seja: pés, pernas e coxas. Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. Os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando o problema.

Gosto de ressaltar que as varizes não são apenas um problema estético e devem ser tratadas o quanto antes para não ter consequências mais sérias.

Evite as varizes fazendo atividade física! Nossa panturrilha funciona como um coração,  que bombeia o sangue dos membros inferiores para os superiores. Ao fazer exercícios, você está bombeando sangue para o corpo e, dessa forma,  melhorando a circulação de sangue nas veias e artérias, o que impede que o sangue pare em veias inutilizadas.

A hidroginástica pode ser um excelente exercício aeróbico, que auxilia também na melhora da circulação sanguínea
Anúncios