Doença das Artérias Caróticas é principal causa de Derrame Cerebral

O mais recente informativo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-SP) trouxe um artigo preocupante sobre a doença das artérias carotídeas. Clique na imagem abaixo para ler em alta definição:

(2)-page-001

Pé diabético é uma das maiores causas de amputação no Brasil

O mais recente informativo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-SP) trouxe um artigo preocupante sobre o pé diabético. Clique na imagem abaixo para ler em alta definição:

Informe SBACV Pé Diabético-page-001

Fim de ano: não abuse na alimentação

Dezembro está aqui e com ele muitas festas de confraternização. Mas, seja no amigo-secreto ou nas festas de Natal e Réveillon, saiba que é preciso não se descuidar da saúde. Hidratar-se bem bebendo muito líquido, principalmente água, sucos naturais, água de coco é a primeira dica.

As festas e confraternizações de final de ano incentivam o abuso alimentar e alcoólico. Além do abuso na quantidade, existe também, nessa época, uma preferência por alimentos de alto teor calórico, gordurosos e de difícil digestão. Por isso, prefira pratos menos pesados e calóricos, com carne magra e molhos mais leves. Evite também as frituras e abuse das saladas e frutas da época, afinal estamos em um país tropical.

Não precisamos ser muito rigorosos: é válido experimentar um pouquinho de cada coisa gostosa, sem culpa. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre os nossos deslizes.

Férias: procure um médico antes de viajar

Pessoas com problemas de coração, hipertensão, portadores de marca-passo ou insuficiência coronariana precisam se atentar para as restrições que devem ser seguidas em viagens. Contudo, mesmo que sua doença seja grave, sempre é possível viajar. Você só precisa conhecer bem o seu organismo com seus sinais de alerta e seguir à risca as orientações do seu médico.

Vai viajar? Para isso marque uma consulta com antecedência para avaliar sua condição cardiorrespiratória e saber se está apto a realizar sua tão sonhada viagem. Alguns exames poderão ser solicitados. É possível que, após tudo isso, seu médico ainda adapte sua medicação ao local para aonde você vai, prescreva uma dieta adequada e o oriente quanto às condições que deverão ser evitadas como grandes altitudes, frio e calor intensos.

Fique ligado!

Aproveite para conhecer ou rever os principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, como diabetes, pressão alta, fumo e colesterol. Peça ao seu médico para ensiná-lo quais são os sintomas ou manifestações de alerta que você deve conhecer sobre sua doença. Se você dominar este assunto poderá saber quando tem de procurar rapidamente um médico ou quando pode ficar tranquilo em determinadas situações.

Lembre-se que, para a maioria das doenças cardiovasculares, o estresse e a precipitação fazem uma combinação perigosa. Portanto, prepare-se bem para a viagem e chegue com antecedência ao aeroporto ou ao local do embarque.

Tomando estes cuidados, certamente, você poderá desfrutar de uma viagem inesquecível.