Varizes: mulheres e sedentários são alvos potenciais

download

Cerca de 30% da população geral apresenta algum grau de varizes e a cada cinco indivíduos, pelo menos um deles sofre dessa mesma doença. São dados resultantes das pesquisas da Organização Mundial de Saúde, a OMS. Outros estudos realizados na área médica observaram que a freqüência de varizes nos indivíduos do sexo feminino é quatro vezes maior que nos do sexo masculino e a probabilidade de seu surgimento aumenta proporcionalmente à idade.

As varizes interferem prejudicialmente na saúde física e estética e devido à sua grande incidência é fundamental pensarmos nas ações e medidas preventivas que possam evitar o seu aparecimento e no esclarecimento sobre os tratamentos adequados quando elas já estiverem presentes.

download (1)

Para as mulheres, as pílulas anticoncepcionais, a gravidez e as terapias de reposição hormonal são consideradas os maiores fatores de risco. No entanto, mesmo estando em desvantagem em relação às estatísticas, as mulheres ganham a vaidade como um aliado positivo para estagnar o quadro evolutivo da doença. Em contrapartida, muitos homens tratam o problema com descaso e tornam os casos de varizes ainda mais graves. No caso deles, as causas mais comuns são o sedentarismo e a postura no trabalho (longos períodos em pé ou sentado).

Os principais sintomas das varizes são edemas no tornozelo, como manchas ou dilatação das veias, dor na sola dos pés e sensação de desconforto, peso, queimação ou falta de firmeza nas pernas. A prática de exercícios físicos, principalmente a caminhada, ciclismo, hidroginástica e a natação, é altamente recomendada na ativação da musculatura e na prevenção da sobrecarga do sistema vascular.

Os perigos da Aterosclerose

download

A aterosclerose é uma doença do sistema vascular que causa a formação de ateromas nos vasos sanguíneos (veias e artérias) de uma pessoa. Os ateromas são placas que aderem à parede deles, formadas por lipídios (gordura) e tecido fibroso (nervos e tendões).

As consequências mais graves deste mal são as obstruções na circulação do sangue que elas podem ocasionar, devido ao tamanho dos ateromas. Quando esta má circulação ocorre nas artérias que irrigam o coração, ocorre o infarto que pode ser fatal. Se o bloqueio ocorrer no cérebro, o paciente pode sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente por derrame, que em muitos casos é também letal ou, conduz a eventuais sequelas (como perdas de movimento em membros, dependendo da região do cérebro afetada).

O surgimento da doença ocorre devido ao acúmulo das lipoproteínas de baixa densidade (LDL, sigla em inglês), que são absorvidas pelas células da parede do vaso sanguíneo. Por isso, cardiologistas exaltam a importância do monitoramento dos níveis de colesterol LDL, as gorduras de baixa densidade, facilmente acumuladas nas paredes vasculares.

Com o crescimento destas placas, o organismo as envolve e temos a formação do tecido fibroso, que impede a circulação do sangue. Outras consequências deste mal são tromboses, úlceras e necrose (morte) das células do local.

As doenças cardíacas são responsáveis por quase um terço das mortes no mundo e, na vasta maioria dos casos, os pacientes apresentam uma evolução no quadro de aterosclerose. Portanto, isto ressalta a importância do constante monitoramento nos níveis de colesterol LDL através de consultas frequentes a cardiologistas e a observação de uma dieta alimentar com baixos níveis de gordura.

Trombose X uso do computador

esteja-sempre-antecipado-4

Ficar muito tempo trabalhando no computador pode causar alguns problemas ao usuário, como tendinites e LER. Recentemente, uma organização britânica de combate à trombose, chamada Lifeblood, alertou para outro risco: os problemas vasculares. A entidade apresentou o caso de um programador britânico que desenvolveu um coágulo no sangue, devido aos longos turnos de 12h, em que passava imóvel diante do micro. O caso evoluiu até uma embolia pulmonar, que ocorre quando um pedaço do coágulo se solta e através da circulação do sangue, chegou ao pulmão.

Como-trabalhar-em-casa-com-meu-computador-digitando-pela-internet

O problema foi batizado de “e-trombose”. A trombose geralmente ocorre em pessoas que tenham uma predisposição genética. Apesar disto, qualquer um que fique regularmente muito tempo numa mesma posição, pois isto dificulta a circulação do sangue, ocasionando os coágulos e, consequentemente, a trombose.

Para combater evitar este quadro, são aconselhadas práticas simples, mas bastante eficazes. Os médicos sugerem que estes profissionais ou estudantes que ficam muitas horas diante do computador bebam muita água ao longo do dia, façam pequenos intervalos para caminhar e, movimentem os pés diversas vezes, durante o trabalho.

trabalhar-em-casa

Além disto, é importante prestar atenção na postura. Os pés devem estar bem apoiados no chão e os joelhos dobrados em um ângulo de 90º. As costas e os cotovelos devem estar sempre apoiados. Para isso, é importante ter cadeiras e mesas apropriadas.

O amor faz bem à saúde

Loving Couple And Sunset HD  Wallpaper-1440x900-bestlovehdwallpapers.blogspot.com

O amor está no ar e temos uma ótima dica para a sua saúde. Nada de investir apenas em cremes, dietas, terapias. O segredo da felicidade está mais perto: no chamego do marido, no beijo do filho, na companhia dos amigos, no frio na barriga ao encontrar com o namorado.

Ah, o amor! Veja os benefícios de amar alguém!

Ter um amor correspondido deixa a pessoa:

• Mais bonita. Estudos mostram que a pessoa fica mais bonita ao lado do amado do que longe dele.
  • Mais motivada.
  • Cheia de energia.
  • Com objetivos na vida.
  • Calma, relaxada e otimista.
  • Faz bem ao coração e ao corpo

A pessoa que ama tem mais autoestima e:

• Cuida mais de si mesma.
  • Pratica exercícios físicos, com isso evita doenças cardiovasculares.
  • Se preocupa com a saúde, vai ao médico regularmente.
  • Tem motivação para continuar na dieta.
  • Tem mais disposição para sair, passear, namorar.
  • Pensa na aparência, cuida do cabelo, usa maquiagem.

E amar não apenas o namorado, o marido! Amar a todos e, principalmente, a si mesmo!

Vamos sorrir para a vida sorrir de volta!

Se livre das gordurinhas do feriado

Feriado é a oportunidade que temos de relaxar, acordar um pouco mais tarde, encontrar com amigos, viajar, sair da rotina atribulada do dia-a-dia, entre outras coisas. Na maior parte das vezes a comida faz parte disso tudo: churrasco, cerveja, petiscos, e você acaba não resistindo, cai em “tentação” e se esquece da dieta.

O arrependimento vem só depois que a vida volta ao normal. Mas não adianta nada se desesperar, achar que tudo está perdido, ficar em jejum ou tentar essas dietas milagrosas de desintoxicação: essas atitudes só vão te prejudicar ainda mais. O segredo, mais uma vez, é a moderação.

Seguem aí algumas dicas:

• Coma várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. O fracionamento das refeições faz com que seu organismo “aproveite” melhor os nutrientes dos alimentos consumidos.
  • Procure consumir alimentos leves, de fácil digestão como: peixes, saladas, cereais integrais e, principalmente, frutas, verduras e legumes.

emagrecer-comendo-bem

• Diminua o consumo de doces em geral e de açúcar de adição, quando for tomar cafezinhos, chás, sucos e outros líquidos, utilize adoçante.
  • Troque o consumo de refrigerantes por sucos de frutas naturais. Os refrigerantes, apesar de muitos terem calorias reduzidas, não têm nutriente algum que seja benéfico para a saúde, além de conterem muito gás, o que acaba dificultando a digestão.

hidratacao-atividade-fisica

• Não esqueça também de ingerir bastante líquido. Além da água, você pode beber um chá quentinho nos dias frios.
  • Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: alimentos industrializados, frituras, lanches do tipo fast-food, preparações gordurosas (feijoada, dobradinha, churrasco, doces muito elaborados). Estes alimentos além de serem altamente calóricos, são de difícil digestão e por possuírem muita gordura, favorecem o aumento de tecido adiposo e o aparecimento daquela barriguinha indesejável.
  • As sopas são uma ótima opção para um jantar leve e saudável.

atividades_fisicas

Além dos cuidados com a alimentação, a prática de atividade física também é essencial para se recuperar dos abusos cometidos. Aumente a frequência e o tempo que pratica exercício físico, sempre com a orientação adequada de um profissional. Dê preferência às atividades aeróbicas como: corrida, caminhada, bicicleta que “aceleram” o metabolismo e favorecem a queima de gordura e calorias.

Mas, não perca o embalo! Siga com essa rotina e, no próximo feriado, lembre-se que você pode se divertir e relaxar sem ganhar uns quilinhos a mais: basta fazer escolhas saudáveis.